Trata-se de uma técnica que deve ser realizada somente por cirurgião plástico especializado, indicado para pacientes que foram obesos(as) e perderam uma boa quantidade de tecido adiposo (gordura).
A cirurgia de contorno corporal contribui na satisfação pessoal e autoestima de pacientes.
Essa cirurgia é um tema relevante para pacientes que estão insatisfeitos com o acúmulo de gordura localizada somada à excesso de flacidez gerando incômodos físicos e emocionais.
O bem-estar do(a) paciente é a prioridade em todos os tipos de cirurgias plásticas sendo que, atualmente, o procedimento de contorno corporal pode ser uma opção quando o desenho do corpo gera grandes níveis de insatisfação.
O que é a cirurgia de contorno corporal?
A cirurgia de contorno corporal, que também é chamada pelo seu nome em inglês de “body lifting”, consiste em uma combinação de técnicas visando a melhora do tônus dos tecidos, com amenização dos depósitos de gordura e excesso de pele após grande perda de peso ou excesso de flacidez decorrente do processo de envelhecimento.
A cirurgia de contorno corporal pode ser dividida em quatro tipos: lifting de parte inferior do tronco, lifting das mamas, lifting dos braços, lifting das coxas, abdominoplastia e torsoplastia.
É importante seguir algumas recomendações, como limitar os raios solares, que devem ser evitados por 6(seis) meses no local das cicatrizes, usar malha compressiva por 60(sessenta) dias. A cirurgia apresenta resultado quase imediato, mas o resultado final só chega em 1(um) ano após realizar o procedimento. As cicatrizes tendem a se tornar finas e claras com o tempo, e geralmente ficam em lugares escondidos por roupas.
Para a manutenção do resultado é necessário manter uma alimentação saudável e apostar na prática de atividades físicas, além disso, deve-se evitar oscilações de peso, o ganho abrupto pode provocar estrias e aumento das cicatrizes, enquanto a perda poderá causar o aparecimento de flacidez.
Para quem a cirurgia do contorno corporal é indicada?
A cirurgia do contorno corporal é indicada para pacientes que estejam com o peso estável há, pelo menos, um ano. Em caso de cirurgia bariátrica, pode ser que esse período deva ser um pouco maior, chegando a até 18 meses e demandando a liberação do(a) cirurgião(ã) responsável e o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
No entanto, pessoas que perderam peso naturalmente e não estão satisfeitas com a sua silhueta também podem se submeter a esse procedimento, que trará mais harmonia para o corpo. Mulheres que viraram mamães têm que esperar pelo menos 6 meses após parar de amamentar, além da estabilização do peso.
É fundamental encontrar uma clínica e um médico experiente e de confiança para realizar o procedimento com todo suporte e todo o cuidado necessário. Na primeira consulta, serão sanadas as dúvidas e haverá uma explicação bem realista quanto aos resultados possíveis para cada caso. Também será solicitado exames pré-operatórios, que indicará as condições físicas para o(a) paciente se submeter a cirurgia. É preciso suspender o consumo de álcool, cigarros, alguns tipos de medicamentos nos dias que antecedem a intervenção cirúrgica.
Como é o pós-operatório da cirurgia de contorno corporal?
O pós-operatório da cirurgia de contorno corporal varia de acordo com cada caso, com as características do(a) paciente, com a técnica do(a) profissional e, principalmente, com o fato da pessoa seguir ou não as recomendações do(a) médico(a). No entanto, geralmente, o resultado já começa a ser visível praticamente após o procedimento.
Para que não haja complicações, é preciso fazer repouso, tomar as medicações prescritas de maneira correta, evitar fazer esforço excessivo nos primeiros meses, cuidar bem da pele usando protetor solar e, principalmente, controlar o peso com dieta, hábitos saudáveis e exercícios físicos.
Como é feito o procedimento?
O contorno corporal associa lipoaspiração e lifting cirúrgico, por meio de suturas de apoio nos tecidos para moldar novos contornos.
Pode ser realizado o body lifting da seguinte forma: mamas e braços podem ser operados na mesma cirurgia no upper body lift; coxas e remodelamento de nádegas no lower body lift.
Por ser uma cirurgia grande e em vários locais do corpo, o contorno corporal é feito com anestesia geral, em três etapas:
Anestesia
Pode ser por sedação intravenosa e anestesia geral, dependendo de cada caso.
Incisão
O tamanho e o padrão da incisão (cicatriz) vão depender da quantidade de pele a ser removida. Também da localização, da preferência pessoal e da avaliação do(a) cirurgião(ã) plástico(a).
Fechamento das incisões
Podem ser realizadas com fios específicos e adesivos (colas cirúrgicas).
Indicações e contraindicações
O body lifting é indicado para pessoas a partir dos 40 anos de idade ou para quem perdeu grande quantidade de peso e precisa devolver firmeza à pele. Também é indicado para mulheres após a gravidez. Veja algumas indicações e contraindicações:
- Estar com o peso estável de 12 a 18 meses consecutivos. Pacientes com grande oscilação de peso não podem ser operados;
- Quem se submeteu à cirurgia bariátrica precisa ter liberação do cirurgião geral e fazer o procedimento após a estabilização do peso;
- Mulheres que não tiveram complicações com a anestesia durante o parto e que estejam no mínimo seis meses sem amamentar;
- Ter acompanhamento antes e depois da cirurgia com nutricionista, endocrinologista, clínico geral e suporte psicológico;
- Ter visão realista sobre os resultados do procedimento;
- Parar de fumar até um mês antes da cirurgia e durante todo o período de recuperação. As chances de complicações são altíssimas;
- Não ter tido infecção recente ou doença dermatológica ativa na área a ser operada;
- Não ter histórico de dificuldades para cicatrização.
Como você pode ver, a cirurgia de contorno corporal é uma excelente opção para complementar a perda de peso ou simplesmente para deixar o corpo mais bonito e harmonioso.