TUDO SOBRE CIRURGIA DE CORREÇÃO DE CICATRIZ

Lesões na pele geralmente deixam cicatrizes, que são resultados do processo de regeneração celular. Em muitos casos, porém, o tecido da cicatrização difere em cor, elasticidade, textura e aspecto do restante da pele. Isso pode ser algo bastante incômodo. E a cirurgia de correção de cicatriz pode ajudar nesses casos.

A correção é feita por meio de cirurgia plástica que pode minimizar a cicatriz e melhorar o seu aspecto.

Como é feita a cirurgia

O procedimento realizado para remover a cicatriz depende do tipo, tamanho, localização e gravidade da cicatriz, e é escolhido pelo(a) cirurgião(ã) plástico(a) de acordo com as necessidades e a tendência de cicatrização de cada pessoa, podendo indicar algumas técnicas e tratamentos associados.

Riscos e Informações de Segurança

A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem terá de decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e complicações potenciais da cirurgia são aceitáveis. O(A) cirurgião(ã) plástico(a) e/ou assistentes irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados a cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Como é a recuperação?

Após a cirurgia, podem ser notados inchaços e vermelhidão no local, por isso, o resultado do procedimento começará a ser visto a partir de 4 (quatro) meses, e a total cicatrização com resultado final pode levar até 1 (um) ano para se completar. No período de recuperação, é recomendado:

  • Evitar atividades físicas intensas por 2 (dois) meses;
  • Não se expor ao sol durante 90 (noventa) dias;
  • Usar cremes cicatrizantes e calmantes na região;
  • Nunca se esquecer de usar o filtro solar, mesmo após a completa cicatrização.

Além disso, para auxiliar numa cicatrização ideal após esta cirurgia e evitar que a cicatriz volte a ficar inestética, o(a) médico(a) poderá recomendar fazer outros tratamentos tópicos como aplicar placas de silicone, passar pomadas cicatrizantes ou fazer curativos compressivos, por exemplo. E também soroterapias com benefícios cicatrizantes, antioxidantes, além de uma alimentação indicada por uma nutróloga.

Quem pode fazer a cirurgia?

A cirurgia de correção de cicatriz é indicada pelo cirurgião plástico em situações inestéticas na formação da cicatriz, que pode ser:

  • Queloide – cicatriz endurecida, de crescimento acima do normal devido a uma grande produção de colágeno, e pode apresentar coceira e vermelhidão;
  • Cicatriz hipertrófica – cicatriz espessada, devido ao desordenamento das fibras de colágeno, que podem ser mais escuras ou mais claras do que a pele ao redor;
  • Cicatriz retraída ou contratura – causa uma aproximação da pele ao redor, muito comum em cesarianas, abdominoplastias ou devido a uma queimadura, dificultando a movimentação da pele e de articulações próximas;
  • Cicatriz alargada – cicatriz rasa, larga e frouxa, com superfície mais baixa que a da pele;
  • Cicatriz discrômica – causa uma alteração na cor da pele, podendo ser mais clara ou mais escura que a pele ao redor;
  • Cicatriz atrófica – cicatriz fica mais funda do que o relevo da pele ao redor, muito comum em ferimentos e cicatrizes de acne.

O intuito da cirurgia é melhorar a aparência e uniformizar a região, porém os resultados podem variar de acordo com a pele de cada pessoa, sua genética (organismo), qualidade e estilo de vida, entre outros.

Os resultados são bons?

Como mencionamos, a cirurgia para corrigir uma cicatriz tem como finalidade uniformizar a pele e melhorar a aparência dela. No entanto, nem sempre é possível garantir excelentes resultados.

O(A) paciente precisa ter em mente que a recuperação da cirurgia de correção de cicatriz depende dos cuidados pós-operatórios e, também, do seu tipo de pele. Além disso, a região onde foi feita a cirurgia também deve ser levada em consideração.

Os resultados finais da cirurgia de correção de cicatriz podem levar vários meses para se tornarem aparentes e, em alguns casos, pode levar um ano para cicatrizar completamente.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir ótimos resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.

Agende uma consulta e converse com seu(ua) médico(a)!