Atualmente, a lipoaspiração de alta definição é o procedimento de cirurgia plástica mais realizado. A LAD é uma categoria da tradicional e conhecida lipoaspiração. A diferença é que ela prioriza mostrar ainda mais os contornos corporais e supervalorizar as formas. Tendo como objetivo não só remover depósitos de gordura localizada, mas definir os músculos da região e garantir um contorno corporal mais próximo do desejado e remodelar a silhueta.
O que é lipoaspiração de alta definição?
A LAD é uma cirurgia plástica indicada para retirar a gordura localizada que está sobre a musculatura, de forma contornada, através de cânulas vibratórias específicas e finas, a fim de melhorar o contorno dos músculos do abdômen, dorso (costas), braços, coxas.
O diferencial da técnica é esculpir ainda mais os músculos, deixando-os destacados com um aspecto de corpo malhado. Para conseguir este efeito, a gordura localizada é lipoaspirada nas margens dos músculos, criando profundidade nas áreas desejadas através de desenhos que simulam um corpo mais musculoso. Pode-se associar, no procedimento, algumas tecnologias para a melhora da retração da pele e estímulo do colágeno.
Esse é um procedimento que tem um bom resultado, mas tem suas indicações. Então cada caso precisa ser avaliado e analisado.
O procedimento é indicado para pacientes que já estejam dentro do seu peso ideal, mas que buscam uma maior definição da musculatura e contorno corporal.
Por isso, pacientes que têm flacidez de pele, pacientes acima do peso, não têm indicação para lipoaspiração de alta definição.
Lembrando que, a lipoaspiração não deve ser vista como um método para emagrecer. Sua função é realçar o contorno e a silhueta do corpo.
Qual a diferença da Lad para a lipoaspiração comum?
Lipoaspiração é o procedimento cirúrgico no qual a gordura é retirada através de uma cânula acoplada a um dispositivo a vácuo. Ideal para gordura localizada. A gordura pode ser enxertada em outro local que queira valorizar o contorno corporal, sendo o bumbum o mais frequente, mas pode ser enxertado na mama, face, etc.
Já a Lipoaspiração de Alta Definição, abreviada como LAD, é tudo isso, mas com o refinamento de retirar a gordura entre os músculos superficiais, principalmente do abdome, dando maior “definição” dos mesmos, tendo como efeito estético daquele abdome malhado, podendo ter até os gominhos, a depender do IMC (índice de massa corpórea) de cada paciente. O efeito final é um contorno corporal com mais definição, que a lipoaspiração convencional não oferece.
Quais são as regiões do corpo que podem ser feitas a lipoaspiração?
O abdômen é a região do corpo mais comum entre as solicitadas por homens e mulheres para a lipoaspiração de alta definição. Mas além do abdômen existem diversas outras partes do corpo em que o procedimento estético pode ser realizado. Veja quais são eles:
- Abdômen;
- Peitoral;
- Costas;
- Coxas;
- Braços;
- Joelhos;
- Panturrilhas.
A LAD pode ser feita em mais de um local do corpo em uma mesma cirurgia, mas, é bom destacar que, nesses casos o processo de recuperação será mais longo.
Indicação para a lipoaspiração de alta definição
A LAD é uma evolução da lipoaspiração convencional, indicado para homens e mulheres que desejam um corpo com mais definição, que tenham o IMC (índice de massa corpórea) próximo ao ideal, sem grau avançado de flacidez, tanto tissular (pele) quanto muscular.
Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é indicada ainda:
- Para adultos com 30% do seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular;
- Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
- Não fumantes;
- Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico;
- Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.
Como se preparar para a cirurgia?
Antes da realização da LAD é importante que sejam realizados os exames prescritos pelo(a) seu(ua) cirurgião(ã) plástico(a) para verificar o estado de saúde da pessoa e diminuir o risco de complicações. Normalmente é indicado a realização de exames cardíacos, exames de imagem, exame de urina e exames de sangue.
É importante também comunicar ao médico qualquer problema de saúde, incluindo gripes e resfriados.
Enfim, deverá seguir todas as recomendações passadas pelo(a) profissional responsável para evitar complicações.
Quanto tempo em média dura o procedimento?
A LAD dura em torno de 6 (seis) a 8 (oito) horas de procedimento, enquanto a lipoaspiração convencional pode ser a metade deste tempo.
Quais são os cuidados que devem ser tomados no pré-operatório da LAD?
Antes da cirurgia, no pré-operatório, são realizadas algumas consultas médicas, onde são solicitados exames laboratoriais para verificar como está a sua saúde. Há alguns pontos que devem ser levados em consideração nessa hora. Veja quais são eles:
- Suspensão de anticoagulantes;
- Avise ao seu(ua) médico(a) em caso de gripe ou indisposição;
- Interromper o consumo de bebidas alcóolicas e o fumo;
- Fazer jejum absoluto de alimentos e líquidos por 8 horas antes da cirurgia;
- Faça todas as recomendações do(a) seu(ua) médico(a).
Quais são os cuidados que devem ser tomados no pós-operatório da LAD?
Os principais cuidados que devem ser levados em consideração no pós-operatório são:
- Em caso de dor e sensação de desconforto, tome somente os analgésicos receitados pelo(a) seu médico(a);
- Não fumar e beber alcoólico por 20 (vinte) dias;
- Tome apenas os remédios receitados pelo(a) seu(ua) médico(a) no horário certo;
- É indicado realizar 15 sessões de drenagem linfática associado ao ultrassom para acelerar a recuperação e diminuir chances de qualquer irregularidade;
- Usar cinta modeladora na região tratada por 2 (dois) meses;
- Evitar exposição solar durante 2 (dois) meses;
- Não praticar esportes ou atividades físicas por 2 (dois) meses após a cirurgia.
O retorno às atividades normais do dia-a-dia pode variar de acordo com o tamanho da sua cirurgia. Para áreas menores, o retorno poderá acontecer dentro de poucos dias. Já para áreas maiores, o período de recuperação é mais longo.
Lembrando que, após a cirurgia, você precisará manter os resultados da LAD, sendo indicado ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas.
Quais os riscos desse procedimento?
Os mesmos riscos cirúrgicos de uma lipoaspiração convencional, que segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica:
- Cicatrizes desfavoráveis;
- Sangramento (hematoma);
- Acúmulo de líquido (seroma);
- Riscos anestésicos;
- Má cicatrização;
- Necrose da pele;
- Dormência ou demais alterações de sensibilidade da pele;
- Assimetria;
- Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado;
- Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões;
- Dor, que pode perdurar;
- Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares;
- Fios de sutura podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou causar irritação que exija sua remoção;
- Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.