TUDO SOBRE GLUTEOPLASTIA

Você sabe o que é gluteoplastia?

A gluteoplastia é um procedimento cirúrgico para aumentar o glúteo (bumbum), com o objetivo de remodelar a região, restaurando o contorno, a forma e o tamanho, com indicações estéticas ou para corrigir deformidades, por sequelas de acidentes, ou doenças, por exemplo.

A técnica, quando bem aplicada, por bons cirurgiões plásticos (e membros da sociedade brasileira de cirurgia plástica) pode ter seu resultado natural e satisfatório, principalmente quando associada a lipoenxertia glútea (enxerto de gordura).

Anatomia da região glútea

O glúteo é formado por grupos musculares cobertos por uma camada de gordura que varia de espessura principalmente conforme o sexo. Os músculos da região são: glúteo máximo, glúteo médio, glúteo mínimo, piriforme, obturatório interno, gêmeo inferior, gêmeo superior e obturatório externo. A função da musculatura glútea é sustentar e estender o tronco.

Gluteoplastia: como funciona o procedimento

A incisão para a colocação da prótese é feita no sulco interglúteo, portanto a cicatriz fica camuflada nesta prega natural. Assim a cirurgia pode ser realizada com anestesia peridural com sedação ou anestesia geral e o período de internação é de 24 horas.

No passado, os implantes de silicone eram posicionados no plano subcutâneo, porém havia um número grande de complicações, como assimetrias, contraturas capsulares, e as próteses ficavam muito aparentes. Assim, foi necessário posicionar os implantes em um novo plano anatômico. Atualmente, as próteses de silicone são colocadas em um plano intramuscular, ou seja, dentro do músculo glúteo máximo. Esse músculo possui uma espessura de 7 a 8 cm, o que permite que as próteses sejam colocadas no seu interior.

Assim, após a incisão da pele, é criado um espaço dentro do músculo glúteo máximo, onde os implantes são colocados.

Existem dois modelos de prótese de silicone para as nádegas. Os implantes ovais e os redondos. A escolha do modelo e do volume é feita após análise da estrutura do(a) paciente e de seus objetivos.

A redonda (muito semelhante a prótese de silicone da mama) é indicada conforme a altura do(a) paciente, aqueles(as) que apresentam o glúteo mais estreito. E a prótese oval, indicada para pacientes mais longilíneas (altas), com o glúteo mais alongado. Os tamanhos variam assim como as próteses de silicone, de acordo com o(a) paciente e a sua necessidade para o preenchimento dos glúteos.

As próteses de silicone têm garantia de dez anos. A partir dessa época, devem ser acompanhadas anualmente com exame físico e radiológico. Só são necessárias trocas em caso de rupturas, alterações da forma, infecção ou rejeição pelo corpo.

Quando a gluteoplastia é indicada?

Pode ser indicada para pacientes muito magros(as) ou com pouco tecido (pele e músculo) na região e que um enxerto de gordura não faria diferença porque o(a) paciente não teria área doadora o suficiente e, a pouca gordura que tiver, parte vai ser absorvida pelo organismo.

Cuidados pós gluteoplastia de aumento

No pós-operatório deve–se usar uma malha compressiva para comprimir a região, reduzir o inchaço e impedir a formação de líquido ao redor da prótese de silicone. Deve–se utilizar por um período de 4 (quatro) semanas.

Nas primeiras 2(duas) a 4(quatro) semanas o(a) paciente deverá dormir de bruços e ainda evitar sentar sobre os implantes.

O resultado da cirurgia é observado imediatamente, porém no início, devido ao inchaço é comum que a pele fique esticada e brilhosa, e a medida que ocorre a redução do edema a mesma voltará a sua textura normal.

O retorno às atividades físicas deverá ser gradual, e inicia–se 8 a 10 semanas após o procedimento.

Outros cuidados:

  • Tomar analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo(a) médico(a);
  • Tomar banho apenas com autorização médica;
  • Evitar sentar durante duas semanas;
  • Evitar esforço físico nos 10 (dez) primeiros dias;
  • Exercícios, como caminhadas longas, somente após 60(sessenta) dias.
  • Manter o equilíbrio nutricional e a hidratação corporal;
  • Proibido tomar injeção no bumbum, devendo-se optar por braços ou coxas.

A recuperação da gluteoplastia de aumento, assim como todos os procedimentos com implantes, deverá ser levada muito a sério. Especialmente para o caso da gluteoplastia de aumento, alguns cuidados são necessários, além das indicações gerais de pós-operatório.

Resultado

O resultado da gluteoplastia de aumento é visto de imediato, no entanto, somente após cerca de 6(seis) meses, as nádegas atingirão sua forma definitiva, com a regressão de todo o inchaço operatório, fazendo com que o glúteo atinja sua forma mais natural. A cicatriz da gluteoplastia de aumento também tende a melhorar bastante durante esse período.