TUDO SOBRE PEELING QUÍMICO

O que é peeling químico?

O peeling químico é um tratamento feito a partir do uso de uma solução, composta por ácidos, a qual, quando aplicada sobre a pele, causa descamação e acelera o processo de renovação celular, promovendo o crescimento de uma camada lisa.

Pode ser um tratamento eficaz para se obter uma aparência mais saudável, brilhante e uniforme da pele, quando indicado pelo(a) profissional.

Benefícios do peeling químico

Os principais benefícios do peeling químico incluem:

  • Redução das cicatrizes de acne;
  • Renovação das camadas de pele, melhorando a sua textura;
  • Redução das manchas de idade ou causadas pelo sol;
  • Diminuição da oleosidade na pele;
  • Redução de rugas e linhas de expressão.

Esse tipo de tratamento também previne o aparecimento de comedões (cravos e espinhas). Os resultados dependem do tipo do peeling, se superficial, médio ou profundo, e das características da pele, considerando que os resultados mais satisfatórios geralmente são em peles com fototipo baixo (mais claras).

Tipos de peeling químico

O peeling químico pode ser feito na pele do rosto, mãos e pescoço para remover manchas, marcas de acne e cicatrizes. Assim, de acordo com a região, a técnica do peeling pode variar, sendo os principais tipos:

Peeling químico superficial: remove a camada mais externa da pele, sendo ótimo para clarear manchas e retirar marcas de acne ou rugas superficiais;

Peeling químico médio: remove a camada externa e média da pele, sendo utilizado para tratar acne e rugas mais profundas;

Peeling químico profundo: remove as camadas da pele até ao nível interno, sendo indicado para casos de peles danificadas pelo sol e outras cicatrizes, como as de acne ou acidentes.

Os resultados do peeling químico podem ser vistos a partir da segunda sessão de tratamento, e nesse período é aconselhado o uso de um bom creme hidratante, com filtro solar, pois a pele fica muito sensível, avermelhada e com tendência a descamar.

Cuidados pós peeling

Após o peeling químico a pele fica muito sensível e, por isso, é recomendado evitar a exposição ao sol por 1 (um) mês, usar filtro solar de 2 (duas) em 2 (duas) horas e evitar tocar na área tratada. Além disso, é importante usar cremes hidratantes e calmantes como CICAPLAST para manter a pele saudável e evitar o aparecimento de manchas e outros danos.

É importante, também, lavar a pele tratada com um sabonete líquido neutro (para peles sensíveis), para evitar a irritação da área, além de ser indicado borrifar água termal 5 (cinco) vezes por dia na região tratada para evitar a vermelhidão e a ardência do local. É recomendado retornar no(a) profissional que realizou o procedimento caso a irritação seja muito grande para que se possa indicar o uso de cremes com corticoides, por exemplo.

Checklist do que fazer e o que evitar

– Usar cremes cicatrizantes para amenizar a descamação;

– Produtos calmantes para amenizar a sensibilidade da pele;

– Evitar o uso de ácidos durante a cicatrização da pele;

– Aplicar água termal 5 (cinco) vezes por dia;

– Não remover as casquinhas, deixe que caiam naturalmente;

– Preferir um protetor solar com FPS alto;

– Evitar o uso de maquiagem durante a cicatrização.

Para concluir, é importante destacar que os resultados do peeling químico também dependem dos cuidados que o(a) paciente terá após o tratamento. Tais como o uso de produtos recomendados pelo(a) médico(a) e evitar exposição ao sol, além da utilização de filtros solares até mesmo em dias nublados.

Se as recomendações médicas forem devidamente seguidas, aumentará as chances de o tratamento correr sem complicações e os resultados pretendidos tornarem-se alcançados.