Muitas pessoas gostariam de ficar livres dos pelos indesejáveis que insistem em nascer pelo corpo todo. Sabemos que a sua função principal é benéfica para o organismo, mas eliminá-los se tornou sinônimo de limpeza e higiene e, por ser o método mais duradouro, a depilação a laser tem dominado a preferência de quem busca resultados de excelência.
A depilação a laser é o método mais procurado no momento. O principal motivo é o fato de regredir o crescimento dos pelos trazendo um resultado satisfatório. Mas, como todo procedimento estético, é normal que surjam algumas dúvidas a respeito desse tema. A seguir, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o método, como por exemplo:
A depilação a laser dá resultados já na primeira sessão?
Sim! Os resultados da depilação a laser já são percebidos desde a primeira sessão. Mas não fique achando que após a primeira sessão ficará livre dos pelos definitivamente. O processo de regressão do crescimento do pelo é gradual a cada sessão, por isso geralmente indicam-se algumas sessões, dependendo da área e tipo de pelo.
Como funciona a depilação a laser?
Antes de entender como funciona a depilação a laser, é importante ter conhecimento da estrutura dos pelos.
Os pelos são compostos por três partes principais: a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é a parte mais externa do pelo, sendo formada por células sobrepostas sem pigmentação parecidas com escamas.
O córtex é uma camada intermediária, sendo formada por células epiteliais ricas em melanina, proteína responsável por dar cor à pele e pelos.
Já a medula é a parte mais central do pelo, presente apenas em pelos maduros. Essa parte é formada por células grandes e sem núcleo, abrangendo uma queratina mole.
Os pelos se desenvolvem nos folículos pilosos, que são uma estrutura formada principalmente por queratina.
O método a laser emite um comprimento de onda que gera calor e atinge o local onde o pelo cresce, danificando e regredindo o seu crescimento.
Quantas sessões de depilação a laser são necessárias para alcançar o resultado desejado?
Não há como dizer que com um número X de sessões você vai alcançar o resultado esperado. Isso porque cada organismo reagirá ao procedimento de uma maneira.
No entanto, existe uma média aproximada que, segundo estudos científicos, têm como base para alcançar um resultado satisfatório. Essa média seria entre 6 a 10 sessões.
Mesmo assim, é preciso ressaltar que ainda será necessário realizar manutenções de tempos em tempos para manter o resultado. A diferença é que as sessões serão cada vez mais espaçadas, podendo ser de 3 em 3 meses, de 6 em 6 e até mesmo uma vez ao ano.
O método a laser é definitivo?
Por mais que os resultados sejam prolongados, é incorreto chamarmos a depilação a laser de definitiva. Isso porque, por fatores hormonais, alguns pelos, mesmo que poucos podem voltar a crescer. Por isso, indicam-se sessões periódicas de manutenção.
Depilação a laser dói?
É claro que a dor é algo relativo e depende muito da sensibilidade de cada individuo.
Já existem soluções no mercado para minimizar a dor durante a depilação a laser, como por exemplo, o uso de equipamentos modernos com jatos de ar frio.
Peles negras podem fazer o tratamento?
Sim. No entanto, elas necessitarão de um número maior de sessões, já que a energia do laser não pode ser tão alta nestes tipos de pele. Além disso, é importante realizar o laser sempre em locais adequados, com profissionais devidamente treinados.
Grávida pode fazer depilação a laser?
Por não existirem estudos científicos que comprovem os malefícios da depilação a laser em gestantes, esse é um tema muito controverso. É sabido que o laser tem uma penetração superficial na pele, atingindo somente milímetros além da epiderme, o que não oferece risco para o bebê.
Entretanto, durante a gravidez o organismo da mulher fica totalmente alterado e o aumento dos hormônios faz com que haja um risco maior de hiperpigmentação da região. Por isso há contraindicações.
Há algum tipo de contraindicação?
A depilação a laser não deve ser realizada em gestantes e lactantes, também quando houver lesões na região da aplicação e nos casos de doenças fotoestimuláveis ativas como as colagenoses, lúpus e vitiligo.
Além disso, o procedimento é contraindicado para usuários de medicamentos fotossensíveis, com patologias autoimunes e pacientes em tratamento de neoplasias.
Quais partes do corpo podem fazer depilação a laser?
A depilação a laser pode ser feita em várias áreas, seja em mulheres ou homens. Entre as categorias de áreas que podem ser depiladas estão:
- Rosto completo;
- Pescoço;
- Orelhas
- Braços;
- Mãos;
- Tronco;
- Peitos;
- Costas;
- Pernas;
- Pés;
- Virilha e regiões íntimas.
Entre as áreas mais procuradas estão pernas, meia perna, lateral da face, buço, barba, abdômen, costas, tórax, faixa de barba, glúteos, perianal e virilha.
Como a pele fica depois da sessão?
Antes de tudo, deve-se ter em mente que para que os efeitos almejados sejam atingidos, é necessário que as sessões ocorram na periodicidade adequada.
A pele pode ficar irritada após o procedimento, contudo, isso depende do tipo de pele, e o sintoma pode passar em algumas horas. Logo, enquanto há pessoas que saem ilesas do procedimento, outras podem apresentar a vermelhidão da pele, que tende a desaparecer ao longo dos dias.
Dessa forma, vale considerar que a depilação a laser proporciona resultados graduais com impacto significativo na quantidade de pelos que param de crescer a partir da segunda sessão.
Cuidados antes e depois da depilação a laser
Não tomar sol na semana do procedimento e não realizar bronzeamentos artificiais;
Evitar exposição solar nas 48 horas que sucedem a sessão, não se esqueça do uso do protetor solar a cada 3 horas;
Não se depile em casa com cera, pinça ou nenhum método de depilação que retira o pelo do bulbo;
Use loções calmantes, como a de Aloe vera, por exemplo, após o procedimento para ajudar na recuperação da pele.