TUDO SOBRE MICROAGULHAMENTO
O microagulhamento é um tratamento estético indicado para cicatrizes em geral e de acne, poros abertos, estrias, rugas, manchas, flacidez da pele e queda de cabelo. É uma técnica que utiliza microagulhas que, ao deslizarem na pele, provocam pequenas lesões que estimulam a formação de novas fibras de colágeno, dando mais firmeza e sustentação à pele.
Também chamado de indução percutânea de colágeno, é uma técnica descrita há mais de 5 mil anos pelos chineses, os quais utilizaram aparelhos semelhantes porém obviamente, mais rudimentares. Ao longo dos anos a técnica foi aperfeiçoada e hoje conta com equipamentos especializados e uma otimização dos resultados.
O microagulhamento possui inúmeros benefícios, podendo ser aplicado em diferentes partes corporais: face, região íntima, corporal, capilar, entre outras. São inúmeros os benefícios do microagulhamento, pois a técnica apresenta dois mecanismos de ação: indução na síntese de colágeno e drug delivery.
COMO FUNCIONA?
Quando acontece uma lesão puntiforme na pele, o pequeno dano causado pela agulha requer um reparo e assim o corpo inicia todo um processo de cicatrização. Com milhares de perfurações, esta regeneração se estende por toda a área lesada, porém sem a desepitelização total (remoção das células superficiais) observada nas técnicas ablativas como peelings e lasers.
O microagulhamento envia células, libera substâncias como fatores de crescimento, elastina e por fim deposita colágeno. O pequeno furo também significa a abertura de microscópicas passagens para produtos tópicos que podem ser usados logo após o procedimento.
PARA QUE SERVE?
O tratamento estético com microagulhamento pode ser indicado para:
- Eliminar as cicatrizes em gerais e aquelas causadas pela acne;
- Diminuir os poros dilatados da face;
- Combater as rugas e promover o rejuvenescimento da pele facial e corporal;
- Diminuir linhas de expressão, especialmente aquelas em redor dos olhos;
- Crescimento capilar e diminuição da queda do cabelo;
- Clarear manchas na pele.
EM QUANTO TEMPO VEREI RESULTADOS?
Em torno de dois a três meses, após o procedimento concluído, os resultados começam a ser percebidos com o amadurecimento do novo colágeno.
Em geral são feitas entre três e quatro sessões de microagulhamento, com intervalos de um mês entre elas, para que a pele possa se recuperar. A quantidade de sessões necessárias e o tempo que dura o efeito do procedimento vai depender do que está sendo tratado e dos cuidados diários.
A necessidade de retoque depende da reação de cada organismo. Entretanto, com o passar dos anos, a pele sofre um processo de envelhecimento natural, que interfere na produção de colágeno. Por isso, de tempos em tempos, é indicado realizar novamente o tratamento.
QUAIS OS PRINCÍPAIS CUIDADOS?
Cuidados antes do microagulhamento
Os cuidados necessários antes do microagulhamento dependem do tipo de pele do(a) paciente. Pessoas com peles mais escuras (fototipo alto) deverão preparar a pele com clareadores e antioxidantes um mês antes do procedimento, seguindo a orientação de seu dermatologista.
De modo geral, é preciso interromper o uso de qualquer ácido na pele entre 72 e 48 horas antes do procedimento.
Cuidados após do microagulhamento
Após o microagulhamento a pele apresentará descamação, crostas superficiais, vermelhidão, ardor e um leve inchaço, além de sensibilidade ao frio, calor e sol. O uso de água termal para acalmar a pele é indicado, além de cicatrizantes calmantes como o CICAPLAST, que serão receitados pelo(a) dermatologista. Evite aplicar água quente no rosto nos primeiros 10 dias após o procedimento. Só lavar com água gelada.
CONTRAINDICAÇÕES
Pacientes com problemas de coagulação sanguínea, em uso de anticoagulantes, pessoas com diabetes não controlado ou câncer e com lesão ou doença de pele ativa na região que será tratada, por exemplo, rosácea, queimadura, verruga, entre outros são contraindicados a fazer o microagulhamento. O procedimento também não pode ser feito em pessoas que ainda tem acne ou com herpes ativa.
Pessoas com propensão a queloides devem ser avaliadas, e podem ser contraindicadas ao microagulhamento em algumas regiões do corpo.
O microagulhamento também é contraindicado para quem tem psoríase ou fez uso de isotretinoína nos seis meses anteriores.
CONCLUSÃO
O microagulhamento é um tratamento estético que utiliza diversas agulhas de aço cirúrgicas dispostas em um tipo de rolo que causam perfurações na pele. O procedimento aumenta a vasodilatação e estimula a formação de colágeno.
Além disso, a técnica reduz a pigmentação de manchas, aumenta a produção de colágeno na área, melhora o aspecto das rugas, das linhas de expressão, cicatrizes de acne, manchas e auxilia no rejuvenescimento facial e clareamento da pele.
É fundamental que o(a) profissional esteja habilitado, tenha conhecimento teórico e prático. Além disso, somente ele(a) poderá indicar corretamente o tipo de tratamento para cada problema específico.